domingo, agosto 10, 2008

Falta pensar no presente

Ciclo de palestras traz conteúdo, interatividade e inovação como temas principais

Debate realizado durante pocket show no SENAC Consolação


Dia 7 de agosto (última quinta-feira), foi realizado um pocket show de lançamento do ciclo de palestras COMUNICA 08, organizado pelo SENAC, que passará por sete cidades, contando com São Paulo, até o dia 23 de agosto, abordando os temas conteúdo, interatividade e inovação.

O evento contou com a presença de Marcelo Tas - jornalista multimídia, autor e diretor de TV e apresentador do programa CQC (Custe o Que Custar) -, Michel Lent – designer gráfico, sócio da agência 10 minutos e publicitário premiado em Cannes – e Guilherme Azevedo – jornalista, escritor e editor do site Jornalirismo.

Marcelo Tas


O primeiro a se apresentar foi Tas, que falou sobre o tema “Inovação – A criatividade na era digital” discutindo quais mudanças aconteceram com o passar do tempo como quantidade, velocidade e consumo de informação produzida. Entre as mudanças está a transformação de uma via única numa via de mão dupla ou até tripla, ou seja, da possibilidade de qualquer internauta ter acesso à informações, produzi-las e dar retorno a outras mídias.

O apresentador também citou as virtudes trazidas por essas mudanças. São elas a interatividade, colaboração (exemplo: Wikipédia), transparência (por não haver detentor absoluto da verdade) e adaptação (que pode ser vista em grandes jornais como o The New York Times que disponibiliza todo seu arquivo e publicações para todos internautas).

Ele finalizou afirmando que todos deveriam pensar mais no presente. “Estamos sempre pensando no futuro ou angustiados com o passado, nunca no presente”, afirma Tas.

Guilherme Azevedo


Depois foi a vez de Guilherme Azevedo, que abordou o “Conteúdo colaborativo – Do jornalismo ao festival de Cannes”. Após mostrar o vídeo “Alencar Almeida (o repórter)”, que fala sobre a sensação de asfixia dentro das redações, o jornalista discorreu sobre a democratização das ferramentas de comunicação, expressão e publicação.

Michel Lent


Michel Lent, que palestrou sobre a ”Interatividade – Real, virtual e afetiva”, citou a evolução da computação e da tecnologia, o crescimento da web e da comunicação virtual, o celular (evolução dentro do bolso), o fenômeno das redes sociais e de relacionamento e a era do ‘eu mídia’. O publicitário não deixou de lado a democratização da publicação e a existência de potenciais publicadores, a subversão do poder da comunicação e o efeito de tudo isso em nossa vida.

A noite não acabou por ai. Ainda teve o debate com a participação de Sérgio Mugnaini, diretor de criação da ALMAP, e de Pedro Doria, jornalista blogueiro e colunista de O Estado de S. Paulo. A criatividade como fator diferencial foi o ponto alto das questões levantadas. Ela foi colocada como uma ótima solução para mudar o Brasil e permitir que todos com talento se expressem.
Para finalizar de forma emocionante (pelo menos para essa quase jornalista), Tas disse: “O segredo é conquistar as pessoas pelo coração”.


Para mais informações e programação completa, acesse www.sp.senac.br/comunica08.

por Paula Cabral Gomes

Nenhum comentário: